Sem vencer há oito jogos, Bahia tem quinta pior sequência entre as 124 equipes das séries A, B, C e D

O torcedor do Bahia já deve ter esquecido aquele “gostinho” de sair com os três pontos de uma partida. Isso é resultado de uma sequência de oito jogos sem vencer, que culminou na eliminação da equipe na Copa do Brasil e deixou o Tricolor na zona de rebaixamento da Série A. A fase é tão ruim que apenas quatro entre os 124 times das séries A, B, C e D vivem jejum maior que o do Esquadrão.
A última vitória do Bahia foi diante do Palmeiras, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada da Série A. Esse, inclusive, foi o único triunfo do time desde o dia 7 de maio, quando bateu o Coritiba por 3 a 1. Neste período, foram 17 jogos, dez empates, seis derrotas e uma vitória, com direito a duas sequências de oito jogos consecutivos em jejum.
Últimos oito jogos do Bahia:
Fluminense 2 x 1 Bahia (Brasileirão);
Bahia 1 x 2 Grêmio (Brasileirão);
Bahia 1 x 1 Grêmio (Copa do Brasil);
Cuiabá 1 x 1 Bahia (Brasileirão);
Grêmio (4)1 x 1(3) Bahia (Copa do Brasil);
Athletico-PR 2 x 0 Bahia (Brasileirão);
Bahia 0 x 0 Corinthians (Brasileirão);
São Paulo 0 x 0 Bahia (Brasileirão).
O alto número de igualdades chegou a ser tema da entrevista coletiva do técnico Renato Paiva após o duelo contra o Corinthians. Ao conquistar empates importantes na Primeira Divisão, que lhe renderam também classificação na Copa do Brasil, Paiva valorizou o desempenho do time, mesmo com a ausência de resultados positivos.
“Acha que depois desta exibição [contra o Corinthians] os jogadores não estão com o treinador? A equipe não ganha, mas também tem empatado, não perde sempre. Fica essa sensação.
— Renato Paiva
Quinta pior sequência do Brasil
Mesmo sem perder em alguns jogos, os empates, porém, contribuem para o jejum do Bahia. E a prova disso está nos números.
Dentre as 124 equipes que disputam as séries A, B, C e D, o Tricolor, com oito confrontos sem vencer, tem a quinta pior sequência, atrás apenas de Interporto-TO, Altos, Atlético-MG e São Bernardo. Veja abaixo a lista completa.
Ranking de piores sequências
Time Jogos em jejum Divisão
Interporto-TO Onze Série D
Altos Dez Série C
Atlético-MG Dez Série A
São Bernardo Nove Série C
Bahia Oito Série A
Fluminense-PI Oito Série D
Operário-MS Oito Série D
Pouso Alegre Sete Série C
Internacional Seis Série A
Santa Cruz Seis Série D
Figueirense Seis Série C
Jacuipense Seis Série D
Tocantinópolis Seis Série D
Essa é a pior sequência do Bahia desde o final de 2020, quando o Tricolor perdeu sete jogos e empatou um, sob o comando do técnico Mano Menezes.
No entanto, outros quatro times conseguem desbancar o Bahia no ranking de clube há mais tempo sem vencer. Primeiro da lista, o Interporto ganhou uma partida oficial pela última vez no dia 20 de maio, quando bateu o Brasiliense pela Série D. De lá pra cá, foram oito derrotas e três empates.
Outra equipe em apuros é o Altos. Lanterna da Série C, o time piauiense não vence há dez partidas e só conquistou cinco dos 30 pontos disputados nas últimas dez rodadas da Terceirona.
O Atlético-MG vive situação parecida. Com dez jogos de jejum, o Galo passa por pior sequência desde de 1992. Por fim, o São Bernardo também aparece na frente do Bahia, com nove confrontos sem vitórias.
O Bahia, contudo, tem uma chance de ouro para acabar com esse momento ruim da equipe e tentar deixar a zona da degola. Neste domingo, o Esquadrão encara o América-MG, na Fonte Nova, às 18h30 (horário de Brasília), pela 18ª rodada da Série A.
O Coelho está na 19ª posição e é adversário direto do Bahia, que é o 17º colocado. O América também vive um jejum, mas no Brasileirão: há sete rodadas a equipe mineira não sabe o que é vencer.