Comparada a Iniesta e fã de Guardiola: conheça Aitana Bonmatí, destaque da Espanha

Comparada a Iniesta e fã de Guardiola: conheça Aitana Bonmatí, destaque da Espanha

Comparada a Iniesta e fã de Guardiola: conheça Aitana Bonmatí, destaque da Espanha

Aitana Bonmatí chega à Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia com a latente possibilidade de ser um dos grandes destaques da competição. Uma das melhores meio-campistas do mundo, a jogadora da Espanha colocou as desavenças com a federação de lado para poder desfilar seu bom futebol no Mundial. Em quatro jogos, foram três gols e duas assistências. Sendo que dois desses gols ajudaram a seleção espanhola a eliminar a Suíça e se garantir nas quartas de final do torneio.

Quando Bonmatí está dentro de campo, é possível presenciar a união de técnica, inteligência e uma qualidade capaz de comandar os passos do ataque. Seja no Barcelona, onde é peça-chave da construção, ou na seleção espanhola, a jogadora de 25 anos entende sua importância e adequa sua função às necessidades, controlando o meio-campo com passes rápidos e toques curtos.

Acho que tenho algo inato em mim, que é o caráter e sou uma pessoa que gosta de se comunicar. Gosto de falar, Gosto de transferir esse caráter para toda a equipe. Quando estou com a bola, quando as coisas dão errado, sempre tento ajudar – declarou Bonmatí.

Não é a primeira Copa do Mundo de Aitana Bonmatí. Na França, em 2019, ela estava na lista das jogadoras espanholas, mas sua passagem foi discreta, atuou em apenas dois jogos entrando sempre na segunda etapa. Agora, a situação é diferente, Aitana faz parte da equipe titular e é indispensável nos planos de Jorge Vilda. Na estreia, marcou um gol, criou a jogada de outro e foi eleita a melhor jogadora da partida. Nas oitavas, marcou duas vezes, deu uma assistência e também foi eleita a melhor do jogo.

Desavenças com a federação espanhola

Em setembro do ano passado, 15 jogadoras da Espanha anunciaram as suas aposentadorias da seleção por desavenças com o técnico Jorge Vilda e cobrando da federação um projeto mais “profissional” para as atletas. Com a recusa de seus pedidos, algumas se afastaram de vez da camisa espanhola.

Bonmatí foi uma das atletas que enviou e-mail à federação recusando uma convocação, mas mudou de ideia com a proximação do Mundial. Na realização do sonho da busca pelo título inédito com a Espanha, a meio-campista “pausou” a retaliação. Mas nomes como Mapi León, Patri Guijarro e Sandra Paños não mudaram de posicionamento.

Temporada perfeita no Barcelona

A história de Aitana com o Barcelona vem desde as categorias de base. Chegou no sub-19 na temporada 2012/2013, mas foi apenas em 2016 que estreou no time principal. De lá pra cá, os números tentam resumir o que é a presença de Aitana dentro de campo. Na última temporada, foram 37 jogos, 17 gols e 21 assistências.

Para além de dados, Aitana foi eleita a melhor da temporada disparada pela equipe do ge, guiou o Barcelona para o bicampeonato da Liga dos Campeões, para o quarto título consecutivo da liga nacional. Também foi eleita a jogadora da temporada pela UEFA, após a final contra o Wolfsburg.

O protagonismo dentro do Barcelona cresceu depois da lesão da Alexia Putellas, até então ela preferia ficar mais pelo meio-campo controlando as ações. Com a Putellas de fora, ela se tornou mais ofensiva e mais presente no último terço do campo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *