Confronto Brasil x Argentina pela Copa Libertadores

Confronto Brasil x Argentina pela Copa Libertadores

A rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol é uma das principais de todo o planeta. E neste sábado (4), Fluminense e Boca Juniors-ARG serão protagonistas de mais um duelo entre os países. No Maracanã, às 17h (de Brasília), um dos dois sairá como o campeão da Copa Libertadores. Mas quem leva a melhor nos duelos entre clubes de cada país?

Os argentinos estão com uma ligeira vantagem em títulos. São 25 dos argentinos, contra 22 do Brasil. Vale lembrar que as últimas quatro conquistas foram dos brasileiros, com duas para o Flamengo e duas para o Palmeiras. O River Plate-ARG, em 2018, foi o último campeão argentino do torneio.

Além desses números, o site Apostagolos.com fez um levantamento de quantas vezes brasileiros e argentinos já se enfrentaram no torneio. E o Brasil é quem tem vantagem, com 124 vitórias de times brasileiros, 82 empates e 108 vitórias de equipes argentinas.

Finais Brasil x Argentina
O jogo entre Fluminense e Boca Juniors marcará a 16ª final entre os clubes dos dois países. Até aqui, a Argentina também tem vantagem com nove taças, contra seis dos brasileiros. O último duelo foi em 2019, quando o Flamengo venceu o River Plate-ARG, por 2 a 1. As últimas três decisões da Libertadores só tiveram times do Brasil.

Maiores carrascos
Cruzeiro e Palmeiras são os times que mais castigaram os rivais da Argentina, com 16 vitórias cada. Já pelo lado dos vizinhos, o Boca Juniors é o maior carrasco dos times brasileiros na Libertadores. São 25 vitórias em 40 partidas, além de 23 empates e 17 derrotas.

Equipes que mais se enfrentaram
O confronto entre Palmeiras e Boca Juniors é o que mais vezes aconteceu no torneio: 12 vezes. Os dois últimos aconteceram na semifinal deste ano, quando o Boca eliminou o alviverde nos pênaltis, em São Paulo. Em 2000, eles decidiram a competição, e o Boca levou a melhor.

Quantos times enfrentaram a rivalidade
Ao todo, são 23 times brasileiros diferentes que já enfrentaram argentinos na Libertadores. Oito equipes jogaram a competição, mas não cruzaram com um adversário da Argentina: Juventude, Criciúma, Paraná, Santo André, América-MG, Bangu, Sport e Náutico. Pelo lado dos times da Argentina, 22 equipes diferentes já subiram o continente para encarar os adversários brasileiros.

Equipes com mais jogos
O Cruzeiro é o brasileiro que mais vezes encontrou um argentino. Foram 40 jogos até o momento. Os mais importantes ocorreram em finais. A equipe encarou argentinos nas decisões de 1976, 1977 e 2009. Venceu o River Plate no primeiro ano, mas depois foi vice para Boca Juniors e Estudiantes.

Na Argentina, como esperado, é o Boca. São 65 partidas ao longo dos anos. Os jogos de maior peso foram nas finais. Em seis oportunidades o Boca encarou um brasileiro na decisão da Libertadores. Venceu quatro vezes (Cruzeiro, em 1977; Palmeiras, em 2000; Santos, em 2003; e Grêmio, em 2007) e perdeu duas (para o Santos, em 1963, e para o Corinthians, em 2012).

RádioItatiaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *