Brasil aumenta vantagem nos Jogos Pan-Americanos

Brasil aumenta vantagem nos Jogos Pan-Americanos

O Brasil, representado por Caio Bonfim e Viviane Lyra, conquistou na manhã deste sábado (4/11) a medalha de bronze na maratona de marcha atlética em revezamento misto, prova que estreou em Jogos Pan-Americanos, em Santiago, e estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A prova de 42,195 km foi disputada num circuito montado na Explanada do Campo de Marte, na capital chilena.

A equipe brasileira completou o percurso em 3:02:14. Foi a segunda medalha nacional na marcha atlética neste Pan. A primeira foi alcançada por Caio Bonfim, no dia 29 de outubro, nos 20 km, com a prata (1:19:56).

Oito equipes participaram do evento, que teve largada às 7:30, com os homens, com sol e temperatura em torno de 18 graus. O Equador, com Bryan Pintado e Glenda Morejon, foi o campeão, com 2:56:49, estabelecendo o recorde da competição, seguido do Peru, com Cesar Rodriguez e Kimberly Garcia, com o tempo de 3:01:14.

Caio (CASO-DF) completou a primeira perna na liderança e Viviane (Praia Clube/Exército/Futel-MG) entregou em terceiro lugar na segunda. Na terceira perna, Caio terminou sua participação em segundo lugar e Viviane completou a prova, garantindo o bronze.

“Fomos a única dupla em que os dois atletas disputaram os 20 km no domingo. Demos o nosso máximo. A Viviane teve adversárias fortíssimas e foi guerreira. É diferente conhecer uma prova que vai estar nos Jogos, a menos de um ano da Olimpíada”, comentou Caio, brasiliense de 32 anos. “Brigar por medalha nas Américas, onde a marcha é muito forte, é excelente e nos anima para os Jogos de Paris.”

Para o ganhador de duas medalhas de bronze em Campeonatos Mundiais (Londres-2017 e Budapeste-2023), o Brasil ganhou o ouro na parte técnica. “Fechamos sem advertências, o que é difícil. No individual, cada atleta pode tomar duas punições, mas aqui só podíamos ter duas por equipe. O Peru teve duas advertências e quase teve de pagar três minutos no pit lane”, disse Caio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *