STJD participa de audiência pública com o tema “O Combate ao Racismo no Futebol” 

STJD participa de audiência pública com o tema “O Combate ao Racismo no Futebol” 

Agência Senado

Nesta segunda-feira, 26 de junho, o presidente do STJD do Futebol, José Perdiz de Jesus, compareceu à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, a convite do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para falar em audiência pública em Brasília que discutiu formas de combater o racismo no futebol.

A reunião, presidida pelo senador Paulo Paim, teve a participação de representantes dos Ministérios dos Esportes e da Igualdade Racial, da CBF, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, da ANATORG – Associação Nacional dos Torcidas Organizadas, da OAB, da Fenapaf – Federação Nacional dos Atletas, do Conselho Nacional do Ministério Público, da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília, dos clubes, ex-atletas e ex-árbitros.

Os debates contaram também com os senadores Romário, Jorge Kajuru e Leila Barros, além da presença dos senadores Styvenson Valentim e Damares Alves.

Em sua manifestação, José Perdiz apontou a natureza do futebol como instrumento de inclusão, de transformação social, de promoção da dignidade da pessoa humana; o compromisso do STJD com a apuração minuciosa, técnica, sempre observando o contraditório e ampla defesa, das denúncias de discriminação em razão da raça trazidas à apreciação do Tribunal. Além disso, apresentou os números de casos julgados pelo STJD relativamente à pauta e finalizou assegurando que não serão toleradas referidas condutas criminosas e infracionais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *