Santos-PB completa 74 anos – SóEsporte

Um sábado, dia 9 de setembro de 2023, me aparece uma foto como se fosse uma imagem viva de José Valter Marsicano, no campo do do Santos Futebol Clube de João Pessoa, o Santos de Tereré, que completa mais uma data de sua fundação. O Santos foi criado no dia 9 de setembro de 1949.
As lembranças do meu amigo Tereré, que fundou o Santos e muito mais que um clube, um monumento esportivo, com um centro de treinamento, que revelou uma série de atletas que representaram o futebol paraibano no Brasil e no Mundo.
Esquerdinha que saiu do Santos para atuar em clubes como Botafogo-PB, Fluminense Carioca, Porto de Portugal, Fiorentina da Itália.
Sim. Teve ainda Almir que se destacou com a camisa do Botafogo Carioca, jogou na Ponte Preta-SP, Flamengo-RJ, Treze e esteve no futebol da Coreia do Sul.
Mas quero falar de alguns momentos que acompanhei Tereré. Certa vez estive no CT do Santos e Tereré me mostrou alguns equipamentos de academia. O espaço onde seria construído o refeitório, dormitório, onde os garotos vindo de outras cidades ficariam alojamento.
Testemunhei suas visitas à Federação Paraibana de Futebol, buscando regularizar jogadores, ou contentando falhas da mentora.
Quando o Santos completou 50 anos seria realizada uma grande festa. Foi parada uma revista mostrando as conquistas de toda história do Santos. Mas faltando três dias para o acontecimento aconteceu o falecimento de Tereré. Tivemos de modificar a capa da revista, colocando uma foto do timoneiro do Santos.
Mas além de Tereré, não podemos esquecer de Leonardo Marsicano (in memoriam) que fez muito pelo Santos.