Paraibano Junior completa 71 anos

Paraibano Junior completa 71 anos

Nesta data, completa 71 anos de idade, o ex-lateral esquerdo Leovegildo Lins da Gama Junior, o “Capacete”, o “Maestro”, o “Capitão”, o nosso “Vovô” Junior

Nascido em João Pessoa (PB), Júnior é um dos maiores ídolos da nossa história, tendo jogado no maior Flamengo de todos os tempo na chamada era Zico.

Jogador altamente técnico começou sua carreira jogando na lateral direita, sendo depois deslocado para a lateral esquerda, onde se firmou, mesmo sendo destro, e tornando-se um dos maiores jogadores desta posição na história da seleção brasileira.

Estreou numa vitória de 3×1 contra o Vasco, em 1974, ano em que foi campeão estadual, mesmo com poucas partidas como titular até então disputadas, com direito até a um gol em cima do América, na decisiva vitória de 2×1.

Foi o jogador que mais vezes vestiu o manto sagrado, frequentemente chamado por ele de segunda pele, em 874 oportunidades, recorde que dificilmente será batido.
Nesta relação de partidas teve um aproveitamento de pouco mais de 66%.

Marcou 77 gols com a camisa do Flamengo, vários deles de falta, sua especialidade ao final da carreira.

Entre estes gols, 4 foram em finais que valeram titulo, 1 gol na vitória de 4×2 sobre o Vasco em 1979, um gol na vitória de 3×0 sobre o Americano em 1991, pela Copa Rio, um gol na final do Estadual de 1991, na vitória de 4×2 sobre o Fluminense, um gol no empate em 2×2 no Brasileiro de 1992.

Detém outro recorde impressionante: É o jogador do Flamengo que mais vezes foi campeão estando em campo.
Só para vocês terem uma idéia O Flamengo ao longo da história acumulou 164 títulos no seu futebol profissional, e o Junior esteve presente em 31 deles.

Eis a lista do Maestro: 1 mundial, 1 Libertadores, 4 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 6 Estaduais, 5 Taças GB, 2 Taças Rio, 8 Torneios Internacionais (Palma de Mallorca, duas vezes o Ramon de Carranza, Cidade de Santander, Cidade de Nápoles, Porto de Hamburgo, Copa Marlboro e Taça Libertad), e 3 Torneios Nacionais (Torneio Governador de Goiás, Quadrangular de Mato Grosso e Copa Rio).

No Brasil, jogou apenas no mais querido, sendo vendido no ano de 1985 para a Itália, onde também teve uma vitoriosa passagem, atuando no Torino e no Pescara.

Ao retornar já veterano ao Flamengo, voltou atuando na zaga e depois no meio de campo, comandando a equipe com toda sua experiência, em elencos recheados de jovens, culminando com dois títulos de âmbito nacional, o brasileiro e a Copa do Brasil.

Foi também técnico do Flamengo em duas oportunidades, 1993-1994 e 1997, tendo dirigido a equipe em 77 oportunidades, com 57,5% de rendimento, estando a frente do elenco com o qual havia jogado junto.

Exerceu a função de manager no clube também, no ano de 2004.

Pela seleção brasileira atuou em 88 jogos, marcando 8 gols, inclusive um contra a Argentina na Copa de 1982.

Foi titular em duas Copas do Mundo: 1982 e 1986.
Isso, sem falar em todo o seu sucesso na seleção brasileira de futebol de areia.

Atualmente Junior é comentarista de futebol na TV



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *