Efeito Copa: Campeonato Feminino Australiano começa com recorde de público

Efeito Copa: Campeonato Feminino Australiano começa com recorde de público

Efeito Copa: Campeonato Feminino Australiano começa com recorde de público

Dois meses após a Copa do Mundo Feminina, a Austrália colhe os frutos da extraordinária campanha da sua seleção, que chegou pela primeira vez a uma semifinal e empolgou a população. A rodada de abertura do Campeonato Australiano Feminino foi marcado por recordes de público (veja, abaixo, todos os gols da rodada).

Com 11.471 torcedores no Sydney Football Stadium, a vitória por 2 a 0 do Sydney FC sobre o Western Sydney Wanderers, no sábado, se tornou o jogo com maior público da história da A-League Women. O estádio recebeu seis jogos da primeira fase da Copa do Mundo.

Antes da partida, a meia-atacante Cortnee Vine foi homenageada pelo Sydney FC. A jogadora de 25 anos ganhou status de heroína do futebol australiano ao cobrar a penalidade decisiva que levou as Matildas, como é conhecida a seleção feminina, à inédita semifinal da Copa do Mundo, na emocionante vitória sobre a França por 7 a 6 na disputa de pênaltis. Outras jogadoras que disputaram o Mundial, incluindo estrangeiras, também receberam homenagens nas demais partidas da primeira rodada.

Poucas horas antes, o Newcastle Jets venceu o Central Coast Mariners por 1 a 0 diante de 5.735 fãs no . Com apenas os dois primeiros jogos disputados, a A-League já tinha um novo recorde de público para uma rodada da competição: 17.206 somados. A marca ultrapassou os 21 mil torcedores após as outras quatro partidas que complementaram a rodada inicial.

A Copa do Mundo Feminina de maior público da história – 1,97 milhão de torcedores nos 64 jogos disputados – deixou como legado para a Austrália e a Nova Zelândia a confiança na popularização do futebol entre seus torcedores.

Dos seis jogos da primeira rodada, três foram disputados em estádios da Copa do Mundo, incluindo a partida com mais gols da abertura da A-League: Adelaide United 4 x 4 Canberra United, no Coopers Stadium, palco da estreia do Brasil no Mundial Feminino, a goleada por 4 a 0 sobre o Panamá. O neozelandês Wellington Phoenix, que disputa o Campeonato Australiano, estreou com derrota por 1 a 0 para o Melbourne City em outro estádio do Mundial 2023, o Sky Stadium.

Na segunda rodada, no próximo fim de semana, outros dois estádios da Copa receberão partidas do Campeonato Australiano Feminino: o AAMI Park, ou Melbourne Rectagular Stadium, onde o Brasil se despediu do Mundial ao emapatar em 0 a 0 com a Jamaica; e o HBF Park, em Perth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *