Copa do Mundo 2030 terá jogos em seis países

Copa do Mundo 2030 terá jogos em seis países

A Fifa anunciou nesta quarta-feira como será a Copa do Mundo de 2030. O Mundial será disputado em três continentes com seis países no total. Argentina, Uruguai e Paraguai irão receber os primeiros jogos do torneio, com a sua finalização ocorrendo em Portugal, Espanha e Marrocos.

Com isso, o Mundial do Centenário será o primeiro na história a ocorrer ao mesmo tempo em três continentes – América do Sul, Europa e África.

Argentina, Paraguai e Uruguai irão receber os primeiros jogos da Copa de 2030, em alusão a comemoração do 1º Mundial que ocorreu no Uruguai em 1930. O jogo de abertura da Copa será no estádio Centenário, de Montevidéu.

O restante do Mundial será no Marrocos, Portugal e Espanha, que para Fifa são os países-sedes oficiais do evento.

Os países que sediarão jogos do Mundial já estão classificados. Robert Harrison, presidente da Associação Paraguaia de Futebol, deu a informação na coletiva de imprensa promovida pela Conmebol.

Isso deverá facilitar o caminho para o Brasil participar da Copa de 2030, já que terá que enfrentar apenas sete concorrentes em uma eliminatória bastante enfraquecida.

No início deste ano, a Conmebol anunciou a construção de um estádio próprio de entidade no Paraguai como parte da campanha para sediar a Copa do Mundo.

Associações membros da AFC (Ásia) e OFC (Oceania) foram convidadas a concorrer para a edição de 2034. Grande chance do Mundial de 2034 ser realizado na Arábia Saudita, mas a decisão da Fifa abre caminho para a Copa do Mundo daqui 11 anos ser disputada no último continente que ainda não recebeu jogos, a Oceania.

“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão a unir-se. O Conselho da Fifa concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida de cada Copa do Mundo 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *