CBF ‘dá o braço a torcer’ e aceitar esticar o calendário do Brasileirão em mais 3 dias

CBF ‘dá o braço a torcer’ e aceitar esticar o calendário do Brasileirão em mais 3 dias

Pela terceira vez nos últimos quatro anos, a rodada final do Campeonato Brasileiro não será em um final de semana. A CBF precisou dar o braço a torcer e precisou prorrogar o calendário da competição em mais três dias, depois de adiar jogos e descobrir que as semanas tem apenas 7 dias, e que nas Datas-Fifa os times podem jogar desfalcados por convocações de atletas que não são brasileiros. Desde 2020, apenas no ano passado, a Série A terminou em um domingo.

A prorrogação será aplicada pela CBF a partir da 35ª rodada do campeonato e segundo a CBF tem respaldo, com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições. Todos os clubes e federações foram informados da decisão.

Segundo a legislação brasileira, às férias dos jogadores que começariam em 4 de dezembro e agora começará no dia 7, pode ser feita essa alteração.

As férias devem ser avisadas com antecedência mínima de 30 dias. Caso seja avisado em período maior que estes 30 dias, a empresa se precisar mudar o calendário das férias, arca com eventual prejuízo ao seu trabalhador.

Com isso, os cinco jogos adiados já possuem data e ficou da seguinte maneira:

– Fortaleza x Cruzeiro, em 18/nov, dentro da Data-Fifa, às 18h30 (Premiere)

– Cruzeiro x Vasco, em 22/nov, às 19h (Premiere)

– Fluminense x São Paulo, em 22/nov, às 21h30 (Globo)

– Fortaleza x Botafogo, em 23/nov, às 19h (Premiere)

– Flamengo x Bragantino, em 23/nov, às 21h30 (Premiere)

A partir disso, a 35ª rodada agora será no fim de semana de 26 de novembro, a 36ª rodada será no meio de semana de 29 de novembro, a 37ª rodada no fim de semana de 3 de dezembro e a última rodada está toda marcada para 6 de dezembro, sem horário definido.

O grande ‘prejudicado’ nessa mudança toda chamasse Flamengo. O time jogará em uma Maracanã provavelmente desgastado, já que no dia 20 no local tem Brasil x Argentina, no dia 21 o jogo Fluminense x São Paulo e no dia seguinte a partida do Flamengo contra o Bragantino.  

A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores.

A CBF teve a ‘cara de pau’ de culpar a Conmebol por todo o caos que criou. Em dezembro de 2022, a Conmebol alterou seu calendário de 2023 e criou uma nova fase em uma de suas competições, o play-off da Conmebol Sul-Americana, utilizando duas novas datas não previstas anteriormente (e não três como a CBF informou na nota). 

Com isso, para a entidade nacional houve um conflito com o calendário das competições nacionais da CBF, que foi publicado em setembro de 2022, após a divulgação do calendário de competições da Conmebol.

Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas.

Segundo a CBF, a alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve pela CBF, sem alterar os períodos de férias e datas de início das competições. Com informações site esportepaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *