Brasil vence o Chile e fica com o Ouro

Brasil vence o Chile e fica com o Ouro

É ouro depois de 36 anos! Em jogo realizado na noite deste sábado, dia 4, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, o Brasil venceu nos pênaltis o Chile, seleção da casa, por 4 a 2, após empate no tempo normal em 1 a 1, e conquistou a medalha dourada do futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. A Canarinho não conquistava o título desde o evento em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987.

Nas semifinais do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil eliminou o México, vencendo pelo placar de 1 a 0, em Viña del Mar. Já o Chile bateu os norte-americanos, pelo mesmo marcador, em Valparaíso. Os jogos foram na quarta-feira, dia 1.

Jogo começou com poucas emoções no Sausalito. Truncado no meio de campo, sem um domínio claro, as duas equipes se estudavam e faziam poucas ações no ataque. Já para o fim do primeiro tempo, o Chile pressionou e aos 40′ quase abriu o marcador com Aravena, que mandou a bola na trave.

Aos 42 minutos, saiu o gol do Chile. Após boa jogada pela esquerda de Pizarro, ele invadiu a área e serviu Maximiliano Guerrero, que com um leve toque na bola, balançou as redes do Sausalito: 1 a 0 para os chilenos e assim a partida foi para o intervalo.

No segundo tempo, o Brasil acordou e foi para cima, tentando o gol de empate. Mas, como errava passes à exaustão e também faltava um pouco de ímpeto, a Canarinho não conseguia alcançar o seu objetivo: balançar as redes.

Mas, aos 38 minutos, a Seleção Brasileira conseguiu fazer o gol de empate. Em cobrança de escanteio pela esquerda, a bola foi alçada na área, ficou pipocando até que Ronald, de cabeça, a mandou para as redes: 1 a 1 no marcador e partida indo para a prorrogação.

No primeiro tempo do tempo extra, o Brasil começou melhor que o Chile, que parecia nervoso, mas não conseguia transformar isto em finalizações. Já no segundo tempo, os chilenos novamente passaram a dominar as ações. Mas, como não saiu gol, a definição da medalha de ouro foi para as penalidades.

Nos pênaltis, pelo Chile, Matías Zaldívia e Fuentes marcaram, mas Mycael pegou a cobrança de Jonatan Villagra e Montes mandou para fora. Já pelo Brasil, Cortez defendeu a cobrança de Figueiredo, mas Matheus Nascimento, Ronald, Miranda e o goleiro Mycael fizeram e a Canarinho conquistou o ouro que não vinha a 36 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *