Brasil estreia na Copa América feminina de olho em vaga nos Pré-Olímpicos

Brasil estreia na Copa América feminina de olho em vaga nos Pré-Olímpicos

Brasil estreia na Copa América feminina de olho em vaga nos Pré-Olímpicos

No seu primeiro compromisso rumo a Paris 2024, a seleção brasileira feminina de basquete entra em quadra na Copa América para buscar uma vaga nos Pré-Olímpicos. O primeiro duelo do Brasil será contra Cuba, no sábado (1), às 15h10. A competição será realizada entre os dias 1 e 9 de julho, na cidade de León, no México.

Bronze nas edições de 2019 e 2021, o Brasil tenta chegar à final nesta edição. Os finalistas da competição garantem uma vaga no Pré-Olímpico Mundial, enquanto as equipes que terminarem entre o terceiro e sexto lugares se classificam para o Pré-Olímpico das Américas de 2023.

As brasileiras terão uma disputa acirrada no grupo A. A equipe do técnico José Neto vai enfrentar os Estados Unidos, que são favoritas ao título, e as rivais argentinas. Cuba e Venezuela completam o grupo.

Campeonato duro, difícil, não temos muita margem para manobra. Não tem jogo fácil. Vamos buscar fazer o nosso melhor. Temos Cuba, que vem crescendo muito no cenário novamente, a Argentina, que fizemos jogo duríssimo no Sul-Americano do ano passado. O nível mundial do basquete feminino está cada vez mais aumentando – declarou o técnico José Neto.

Sistema de classificação

O torneio contará com 10 equipes, divididas em dois grupos. As seleções vão competir entre si, dentro de cada grupo. As quatro melhores avançam às quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), que serão disputadas no dia 7 de julho. As semifinais vão acontecer no dia 8 e a final no dia 9 de julho.

As finalistas vão garantir duas vagas no Pré-Olímpico Mundial de 2024. Já quem ficar entre a terceira e sexta colocação vai se classificar para o Pré-Olímpico das Américas deste ano.

Paris 2024 reunirá 12 seleções femininas. Duas vagas já estão definidas: uma dos Estados Unidos, campeão da Copa do Mundo de 2022, e outra da França, o país-sede. As outras vagas serão distribuídas nos torneios classificatórios continentais. A Ásia e as Américas vão contar com torneios de quatro equipes, e a África com um de seis equipes. Os campeões e os vices de cada competição se garantem nos Pré-Olímpicos.

Ao todo, os Pré-Olímpicos reunirão 16 seleções de todos os continentes. Serão quatro torneios com quatro países cada. Ao final, as três melhores arrematam as últimas vagas para os Jogos de Paris.

Confira as jogadoras relacionadas para a Copa América:

Armadoras: Débora Costa e Alana Gonçalo

Alas/armadoras: Tainá Paixão, Isabela Ramona e Gabriella Soares

Alas: Raphaella Monteiro e Emanuely de Oliveira

Alas/pivôs: Damiris Dantas, Vanessa Sassá e Aline Moura

Pivôs: Erika de Souza e Kamilla Cardoso

Veja os jogos do Brasil:

Sábado, 1 de julho – 15h10
Brasil x Cuba

Domingo, 2 de julho – 15h10
Brasil x Venezuela

Segunda-feira, 3 de julho – 17h40
Brasil x Argentina

Terça-feira, 4 de julho – 18h40
Brasil x EUA



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *