Brasil mescla novatos e veteranos na primeira semana da Liga das Nações

Brasil mescla novatos e veteranos na primeira semana da Liga das Nações

Brasil mescla novatos e veteranos na primeira semana da Liga das Nações

A seleção masculina de vôlei começa, nesta quarta-feira, a busca pelo segundo título da Liga das Nações masculina de vôlei. Para a primeira semana do torneio, que será disputada em Ottawa, no Canadá, o técnico Renan Dal Zotto optou por um time que mescla veteranos com estreantes. Nomes carimbados, como Bruninho e Lucarelli, vão dividir a responsabilidade de um bom início de competição com os jovens Arthur Bento (18 anos) e Thiery (20 anos).

  • Tivemos a oportunidade de fazer bons treinos no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, com o grupo completo na última semana. É um ano de pré-olímpico, que é a competição mais importante para a gente, então a Liga das Nações vai servir como um laboratório também. Mas vamos nos concentrar muito desde a primeira etapa, porque cada jogo é muito importante para a classificação para as finais da Liga das Nações – disse o técnico Renan Dal Zotto.

Além dos dois garotos, o Brasil terá uma terceira estreia. O central Judson, de 25 anos, vestirá pela primeira vez a camisa da seleção. Melhor bloqueador e eleito para a seleção da Superliga, o jogador tentará mostrar serviço para buscar uma vaga cativa no grupo.

  • Tenho acordado super motivado, super feliz. Vivendo cada dia, cada treino. Desde o primeiro treino, aquele desespero de querer fazer tudo. De mostrar tudo que eu posso. Depois, consegui acalmar um pouco. Estou tentando achar a palavra ainda para tentar definir tudo isso, mas talvez seja “especial”. Tudo isso aqui está sendo muito especial.

A lista dos relacionados para a primeira semana tem ainda o levantador Fernando Cachopa, os opostos Alan e Abouba, os centrais Flávio e Otávio, os ponteiros Adriano e Honorato e os líberos Maique e Thalles. Dos prováveis titulares, Lucão está suspenso por quatro jogos por ter feito gesto obsceno após a conquista do bronze no Mundial, e Leal foi poupado por conta da intensa temporada de clubes.

Na primeira semana, o Brasil terá quatro fortes adversários. Depois da estreia contra a Alemanha, enfrenta a Argentina, na quinta, Cuba, no sábado, e encerra contra os Estados Unidos, no domingo. Todos os jogos terão transmissão do sportv2.

Aliás, o time americano foi o responsável pelo pior resultado do Brasil na história do torneio. A Liga das Nações tem apenas cinco anos. O Brasil conquistou seu primeiro e único título em 2021, porém caiu nas quartas de final no ano passado, ao ser derrotado pelos Estados Unidos. Foi a primeira vez que a seleção não chegou à disputa de medalhas (nas outras duas oportunidades terminou em quarto).

Como é o esquema de classificação da Liga das Nações:

A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.

Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já têm lugar reservado.

Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.

Confira os jogos da seleção na primeira semana da Liga das Nações:

Quarta-feira (07/06)
21h – Brasil x Alemanha

Quinta-feira (08/06)
21h – Brasil x Argentina

Sábado (10/06)
17h30 – Brasil x Cuba

Domingo (11/06)
15h30 – Brasil x Estados Unidos



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *